Configurar uma mensagem de resposta automática no webmail do IST

• Explicar o procedimento necessário para configurar a opção de resposta automática na conta de webmail do Técnico.

Para configurar uma mensagem de resposta automática do e-mail do IST, aceder ao webmail em http://webmail.tecnico.ulisboa.pt e seguir o seguinte procedimento:

Clicar no botão de ação Configurações pessoais (Settings) presente no canto superior direito.

Selecionar o separador "Filtros" (Filters) e no canto inferior esquerdo do ecrã clicar no botão de ação + (Novo filtro/New filter).

Na área de conteúdo "Novo filtro" (New filter), preencher o campo "Nome do filtro" (Filter name) com o nome que se pretende dar ao filtro.

Na caixa de conteúdo "Regras para Filtros" (Filter Rules) clicar no botão de opção todas as mensagens (all messages).

Na caixa de conteúdo "Acções para Filtros" (Filter Actions), escolher através da caixa de seleção a opção Mensagem Fora do Escritório (Out of Office Message). De seguida, preencher os campos:

• Período (Period) - com o período de tempo durante o qual a mensagem automática deve ser enviada
  • Assunto (Subject) - com o assunto da mensagem que se vai enviar
  • Mensagem (Message) - com a mensagem que se quer deixar aos remetentes

Clicar em Guardar (Save).

A configuração da opção de resposta automática está concluída.

Desativar a mensagem de resposta automática

Depois de ter terminado o período definido no filtro para a resposta automática, é necessário repetir os procedimentos relativos aos passos 1 e 2.

E na área de conteúdo "Novo filtro" (New filter) visar o campo Desativar regra (Disable rule).

Depois de ter sido criado um filtro uma vez, ele passa a constar da lista de filtros, o que significa que nas próximas vezes pode ser editado, alterando a informação pretendida. Ou seja, não temos de criar um filtro cada vez que pretendemos enviar uma mensagem automática.