Configurar o serviço VPN em macOS X

• Exemplificar como configurar o serviço VPN em MAC OS X.
  • conetividade
  • Mac OS X
  • rede sem fios
  • VPN

Serviço de redes e conetividade

Tipologia → VPN

Para configurar o serviço VPN em macOS X seguir o seguinte procedimento ilustrado:

Descarregar o ficheiro de imagem  (.dmg) do software TunnelBlick a partir do site https://tunnelblick.net .

Abrir o ficheiro descarregado e de seguida fazer duplo-clique para lançar a aplicação TunnelBlick.app

OpenVPN Install

Fig. 1 - Início deinstalação do TunnelBlick

Preencha os dados de login no seu computador para autorizar a instalação do TunnelBlick.
OpenVPN Install administrative authorization

Fig. 2 - Autorização dada pelo utilizador do computador para instalar TunnelBlick

Logo após a conclusão da instalação surge a primeira pergunta feita pela aplicação em que lhe é pedido pelo ficheiro de configuração para a ligação de VPN.
Nesta fase encerra a aplicação carregando no botão Quit.
OpenVPN first question after install

Fig. 3 - Primeira pergunta após instalação com sucesso

Clique com a tecla direita do rato sobre o link o seguinte ficheiro de configuração tecnico.ovpn e escolha a opção "Save As" / "Save Link As...", ou equivalente, para descarregar o ficheiro para o seu computador.

Abra o ficheiro "tecnico.ovpn" que irá lançar novamente a aplicação TunnelBlick.
Indique que pretende que a configuração de VPN fique disponível para todos os utilizadores através do botão All Users.

Fig. 4 - Adição da configuração de VPN ao TunnelBlick em modo público ou privado

Deve usar a password de login no seu computador para autorizar o TunnelBlick a adicionar o ficheiro de configuração para todos os utilizadores do sistema.

Fig. 5 - Autorização para adicionar o ficheiro de configuração de VPN para todos os utilizadores no sistema operativo.

A configuração ficará concluída sendo apresentada janela que abaixo se apresenta.

Fig. 6 - Configuração de VPN concluída com sucesso.

Após configuração concluída aparecerá uma nova janela pronta para se estabelecer a ligação tecnico. Carregue no botão Connect.

Fig. 7 - Janela de Dial-Up para a VPN "tecnico".

Alternativamente, se não visualizar esta janela, o TunnelBlick está também acessível na barra de menu, com o ícone que simboliza um túnel, tal como se pode ver na imagem abaixo.

Fig. 8 - Iniciar ligação de VPN com o TunnelBlick acessível através do menú.

De seguida pode iniciar a ligação e preencher os seus dados de autenticação:

• em "username" inserir istxxxxx@tecnico.ulisboa.pt, onde istxxxxx corresponde ao Técnico ID
  • em "password" deve usar a password de login correspondente.
Opcionalmente, pode memorizar o "username" e a "password" activando as suas caixas de selecção "Save In Keychain".

Fig. 9 - Preenchimento de credenciais de login, na primeira vez que se estabelece a ligação de VPN.

A configuração do serviço VPN em macOS Sierra fica concluída, mas é fundamental testar a ligação dentro da rede do IST, para averiguar se funciona ou se são detetados problemas. Caso funcione, se existirem problemas na ligação fora da rede do IST, o problema será alheio à DSI.