Configurar o proxy em Internet Explorer

• Explicar o procedimento para configurar o proxy em Internet Explorer, para poder aceder a conteúdos reservados ao campus, no caso dos utilizadores se encontrarem fora do campus do IST.
  • autenticação
  • internet explorer
  • proxy

Serviço de acesso

Tipologia → Configuração do proxy

A configuração de proxy é necessária para utilizadores que estejam fora da rede do IST e pretendam ter acesso a conteúdos reservados ao campus, sendo apenas possível para utilizadores com Técnico ID, ou seja registados no serviço de autenticação centralizada do IST.

Para configurar o proxy em Internet Explorer seguir o seguinte procedimento:

Abrir o Internet Explorer.

No canto superior direito, clicar na roda dentada (menu ferramentas) e selecionar Opções da Internet.

No menu "Opções da Internet", selecionar o separador "Ligações". No menu contextual "Definições de rede local" clicar em Definições de LAN.

Se neste menu aparecer mais do que uma ligação (depende da forma como é feito o acesso à Internet em casa), escolher a ligação que é usada habitualmente, não tendo de ser necessariamente "definições de Lan".

Selecionar "Utilizar um servidor proxy para a rede local (estas definições não se aplicarão a ligações via acesso telefónico ou VPN)" e preencher os campos:

• Endereço - proxy.tecnico.ulisboa.pt
  • Porta: 3128

Clicar em OK.

Quando este serviço é configurado pela primeira vez é solicitada a autenticação relativa ao Técnico ID, pelo que devem ser inseridos os dados de utilizador correspondentes:

• Utilizador: istxxxxx (istxxxxx corresponde ao Técnico ID)
  • Password: palavra-chave associada ao Técnico ID

No acesso ao serviço de proxy a partir do exterior do IST, algumas páginas Web pedem, com alguma frequência, a repetição de autenticação. Esta é uma limitação técnica que não depende da DSI, mas sim do protocolo e do browser.

Ao pedir a palavra-chave em acessos a partir do exterior, alguns browsers apresentam a mensagem "your password will be sent in clear". No entanto, essa informação não é correta, uma vez que o método utilizado no proxy do IST garante que a palavra-chave seja sempre transmitida de forma cifrada e segura.

Acesso somente aos conteúdos b-on

Caso se pretenda ter acesso somente aos conteúdos b-on, na janela "Definições de rede local" selecionar a opção "Utilizar script de configuração automática" e preencher o campo com: http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/configuracoes/proxy.pac. Clicar em OK.