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Como usar o telefone VoIP Yealink T20?

Sobre este conteúdo de ajuda

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Este conteúdo destina-se a
  • Bolseiros
  • Docentes
  • Investigadores
  • Funcionários
com o(s) objetivo(s) de
  • Explicar como proceder para a utilização do telefone VoIP Yealink T20 
  • Indicar detalhadamente o procedimento a seguir para a realização e gestão de chamadas com o telefone VoIP Yealink T20
descrito pelas palavras-chave
  • comunicação
  • telefone
  • voip
estimando-se que o tempo médio de realização da tarefa seja de

15 min.

E é sobre

Serviço de voz

Tipologia → Telefone VoIP

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1 – ecrã LCD

2 – luz de estado do telefone

3 – seleção de linha de atendimento

4 – acesso ao voicemail

5 – colocar em modo headset (auriculares)

6 – reencaminhar/transferir chamada

7 – remarcar último nº (redial)

8 – colocar em alta-voz

9 – volume chamada/toque

10 – teclado alfa-numérico

11 – botões de navegação/microfone mudo

12 – botões de seleção

Atender uma chamada

Para atender uma chamada, levantar o auscultador  ou pressionar um dos seguintes botões:

  • "Ok" (11)
  • "alta-voz" (8)
  • "linha de atendimento" (3).

Para desligar uma chamada, pousar o auscultador ou pressionar o seguinte botão:

  • "Menu" (12).

Iniciar uma chamada

Para iniciar uma chamada, pode fazê-lo das seguintes formas:

  • marcar o número pretendido e levantar o auscultador 
  • levantar o auscultador e marcar o número pretendido 
  • marcar o número pretendido e o botão "marcar" (3)  
  • marcar o número pretendido e pressionar o botão de colocar em "alta-voz" (8).

Para efectuar chamadas para o exterior deve marcar-se zero (0) antes do número desejado.

Colocar uma chamada em espera

  1. Com a chamada em curso, pressionar o botão "Hold" (12)
  2. Para retomar a chamada, pressionar novamente o botão "Hold" (12).

Transferir uma chamada

Para transferir uma chamada, pode fazê-lo das seguintes formas:

  • Pressionar o botão "Tran" (6), marcar o número desejado e pousar o auscultador
  • Pressionar o botão "Tran" (6).
Para retomar a chamada anterior em caso de não atendimento, pode fazê-lo das seguintes formas:
  • Pressionar o botão "Hold" (12)
  • Pressionar o botão "linha de atendimento" que estiver a piscar.

Chamada em conferência

  1. Com a chamada em curso, pressionar o botão  "Conf" (12) e marcar o nº da extensão que se pretende adicionar à conferência.
  2. Após o interlocutor atender, pressionar o botão  "Conf" (12) novamente.

Puxar chamada de outra extensão (pickup)

Marcar **  seguido da extensão que se deseja puxar.

Caso se trate de uma extensão no mesmo grupo, marcar *8. 

Os grupos de pickup são definidos pela DSI. 

Consultar voicemail

Pressionar botão "Message" (4) para consultar as mensagens de voicemail.

Consultar chamadas não atendidas/recebidas/efetuadas

Pressionar o botão "histórico" (11) para consultar a lista das chamadas não atendidas, recebidas e efetuadas.

Para marcar, pressione o botão "Ok" (11).

Guardar contacto na lista telefónica

  1. Para guardar um contacto, pressionar o botão  "Ab3" (12)  > 1. Diretoria Local > 1. Lista de Contactos > (Novo item) > Adic.
  2. Inserir os dados do contacto que se pretende adicionar.
  3. Pressionar o botão "Ok" (11). 

Desvio de chamadas

Para efetuar desvio de chamadas, pressionar Menu > Funções > Reencaminhar

Surgem as seguintes opções:

• Sempre – desviar todas as chamadas

• Não atendida  desviar após algum tempo de não atendimento

Ocupado  desviar se a extensão estiver ocupada.

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