Como obter um certificado digital de servidor emitido pela entidade certificadora TERENA

• Administradores de servidores
  • Explicar como obter um certificado digital emitido pela TERENA.
  • autenticação
  • certificado digital
  • CSR
  • servidores
  • TERENA

Serviço de autenticação

Tipologia → Certificado digital TERENA

Para os administradores de servidores que pretendam oferecer ligações seguras aos seus serviços através de SSL/TLS, e para isso pretendam solicitar um certificado digital X.509 de servidor emitido pela entidade certificadora TERENA, devem seguir o procedimento descrito.

Este serviço apenas está disponível para os certificados de servidor sob os domínios tecnico.ulisboa.ptist.utl.pt.

Gerar o CSR (Certificate Signing Request) no formato PEM, preenchendo os campos referentes ao nome da organização e ao nome da unidade organizacional de acordo com o seguinte formato.

Campos obrigatórios:

Country (país) - C="PT"
Organization - O="Universidade de Lisboa"
Common Name - CN="[server name.domain].tecnico.ulisboa.pt"

A chave pública tem de ter 2048 bits de tamanho.

Campos opcionais:

Locality (localidade) - L="Lisboa"
State/Province (distrito) - ST="Lisboa"
Email - E="[official support address]@[domain.]tecnico.ulisboa.pt"

Common Name - CN="[server name.domain].ist.utl.pt"

Common Name - CN="[server name.domain].tecnico.ulisboa.pt"

Os campos opcionais devem estar vazios ou completos, tal como descrito anteriormente. Não são permitidos e-mails pessoais ou outros valores para o campo "Location". Podem ser indicados múltiplos atributos CN com outros nomes de domínio terminado em ist.utl.pt ou tecnico.ulisboa.pt.

Qualquer pedido que não respeite as regras descritas anteriormente é rejeitado. De seguida podem ser vistos alguns exemplos de entradas válidas e inválidas.

Entradas válidas:

O="Universidade de Lisboa"
OU="Instituto Superior Tecnico / Departamento de Engenharia Civil"

OU="Instituto Superior Tecnico"

Entradas inválidas:

O="Instituto Superior Tecnico"
OU="Departamento de Engenharia Civil"

O="Universidade de Lisboa"
OU="Departamento de Engenharia Civil"

Enviar um mail para a DSI (dsi@tecnico.ulisboa.pt) com o ficheiro CSR em anexo e a lista dos nomes de domínio adicionais que o certificado deve conter.

Após a validação por um dos administradores da DSI (proxies institucionais), este pedido é encaminhado para a TERENA. Após a emissão do certificado a DSI responderá ao pedido com o ficheiro em anexo que contém o certificado para o servidor e os certificados cadeia hierárquica de entidades emissoras responsáveis pela emissão do certificado. Normalmente o processo é rápido, sendo os certificados emitidos no prazo de um ou dois dias úteis.

Pode consultar mais informações sobre o serviço de GEANT's Trusted Certiticate Service e os vários tipos de certificados emitidos no seguinte endereço: