Suporte ao Utilizador Direção de Serviços de Informática

Formulário de Pesquisa
Mocho, símbolo do conhecimento

Design de comunicação

É uma disciplina híbrida, que se situa (algures) entre o território do design e o do desenvolvimento de informação, e que se foca fundamentalmente na criação e transmissão de informação, ou se quisermos, na forma como os vários media comunicam com as pessoas.

O termo é regra geral usado como sinónimo de comunicação visual, mas tem uma definição mais lata, que abarca todos os sentidos e meios envolvidos no processo de comunicação. Os meios podem ser analógicos ou digitais - tais como posters, cartazes, vídeos ou websites -, e os sentidos podem ser o visual, auditivo, olfativo ou tátil, envolvendo em muitas das materializações um mínimo de dois (no caso de um website por exemplo, poderá ser o visual e o auditivo, no caso de um livro poderá ser o visual e o tátil).

O design de comunicação procura atrair, inspirar, criar desejos e motivar a audiência para responder às mensagens, com vista a produzir um impacto favorável na perceção das mesmas, cuja finalidade pode passar - a título de exemplo e sem exclusividade - pela construção de uma marca, pelo aumento das vendas, ou a resolução de uma questão humanitária.

O design de comunicação pode também referir-se a uma abordagem sistemática à comunicação, em que a totalidade dos meios e mensagens de uma cultura ou organização são desenvolvidos como um processo único e integrado, em oposição a uma abordagem fragmentada e intermitente.

Encontram-se, ao nível das sub-disciplinas e de uma forma indicativa, a publicidade, direcção de arte, gestão de marca, estratégia de conteúdos, escrita criativa (copywriting), direcção criativa, design de informação, design instrucional, comunicação de marketing, artes performativas, apresentação, escrita técnica e artes visuais.