Base de dados PostgreSQL
Sobre este conteúdo de ajuda
Este conteúdo destina-se a
- Alunos
- Bolseiros
- Docentes
- Investigadores
- Funcionários
- Administradores
com o(s) objetivo(s) de
- Explicar como se realiza a ativação e o acesso pessoal à base de dados MySql
descrito pelas palavras-chave
E é sobre
Bases de dados
Tipologia → MySql
A DSI disponibiliza um servidor de base de dados PostgreSQL a todos os utilizadores registados no sistema Fénix.
A utilização do serviço de PostgreSQL pressupõe o conhecimento dos mecanismos de acesso a esta base de dados. Para mais informação, consultar a página de documentação do PostgreSQL.
Ativação
Para ativar o serviço de PostgreSQL, deverão ser seguidos os seguintes passos:
- Caso ainda não o tenha feito, deverá ativar o serviço de shell na página de self-service da DSI. Isto permitirá ter acesso ao cluster sigma.
- Fazer login (via ssh) no sigma usando o username e password do sistema de autenticação centralizada da DSI (as mesmas credenciais usadas no acesso ao sistema Fénix). Em caso de dúvida, consulta a página sobre o serviço de Unix Shell.
- Executar o seguinte comando:
istxxxxxx@sigmayy:~$ psql_reset
Este comando cria uma base de dados com nome identico ao do username e com uma password que é mostrada no écran.
Em caso de esquecimento da password, o comando psql_reset pode ser executado novamente. Neste caso, é gerada uma nova password, mas a base de dados e o seu conteúdo, caso já existam, não são afetados por este comanto.
Acesso
O servidor de base de dados corre na máquina db.tecnico.ulisboa.pt
Para usar o cliente de omissão de PostgreSQL no sigma, basta fazer:
istxxxxxx@sigmayy:~$ psql -h db.ist.utl.pt istxxxxx istxxxxx
Enter password: (introduzir a password gerada com o comando psql_reset)
Atualmente, o serviço de base de dados pode ser acedido de qualquer máquina com ligação à Internet, sendo apenas necessário especificar como servidor db.tecnico.ulisboa.pt.
A DSI reserva-se o direito de vir a limitar este acesso a máquinas ou domínios específicos caso tal seja aconselhado por razões de segurança ou outras.
Apoio Técnico
Qualquer questão ou pedido de apoio técnico deverá ser endereçado para dsi@tecnico.ulisboa.pt
Contacte-nos... nós resolvemos!