Suporte ao Utilizador Direção de Serviços de Informática

Formulário de Pesquisa
Mocho, símbolo do conhecimento

Questões frequentes de software Microsoft

Sobre este conteúdo de ajuda

Sobre este conteúdo de ajuda

Este conteúdo destina-se a
  • Alunos
  • Bolseiros
  • Docentes
  • Investigadores
  • Funcionários
com o(s) objetivo(s) de
  • Identificar questões frequentes relacionadas com o software disponibilizadoos browsers suportados na autenticação com o cartão de cidadão, em função do sistema operativo usado pelo utilizador.
descrito pelas palavras-chave
  • software
  • windows
E é sobre

Software

Tipologia → Autenticação com o cartão de cidadão

Fechar

    Microsoft Imagine Premium

    • Sou utilizador do Windows 10 obtido via Microsoft Imagine Premium. Quantas instalações posso fazer com a mesma chave?
      R: Duas.

    • Fiz o download de um produto no Microsoft Imagine Premium, mas entretanto perdi a respectiva chave. Posso reavê-la?
      R: Sim, na página de entrada da loja Microsoft Imagine. Veja "Your Account/Orders" no canto superior direito.

    • Sou coordenador de um laboratório e vamos adquirir computadores. Precisamos comprá-los com licenças Windows?
      R: Não. Podem comprar os computadores sem sistema operativo da Microsoft, se forem usados para apoio a aulas. Porque o Técnico subscreve o Programa Académico DreamSpark e portanto pode instalar gratuitamente o Windows nos computadores dos seus laboratórios.

    • Obtive o ISO do Windows via Microsoft Imagine. Como posso gravá-lo para usar na instalação?
      R: Siga p.ex. este manual.

    • I am a ERASMUS student, who Signed In sucessfully at Microsoft Imagine Premium store. Is this enought to checkout a product?
      A: No. You must have a mail@tecnico.ulisboa.pt to properly use the store and receive the associated product keys. Please get it at Self-Service page.

    • Fiz download do Windows 10 IoT Core, recebi o email de confirmação, mas não vejo a chave de activação. Não vou precisar?
      R: Não. O Windows 10 IoT Core não precisa de chave!

    Computador novo sem licença de Windows

  • Sou docente e adquiri um computador novo, sem licença para o Microsoft Windows. Posso instalar legalmente este Sistema Operativo obtendo-o através da loja Microsoft Imagine Premium?
    R: Sim, desde que esse computador seja usado para as suas actividades de docência ou investigação. O software disponibilizado via Imagine Premium destina-se exclusivamente a actividades académicas de docentes, investigadores e alunos.

  • Trabalho num Laboratório do IST, e vamos comprar um computador novo com Windows, para ligar a um equipamento laboratorial (que não é usado para aulas). Se pedirmos a licença Windows mais barata (OEM), poderemos depois fazer-lhe um upgrade usando o licenciamento de Campus?
    R: Sim, uma vez que esse computador é propriedade do IST. Como tal, pode usufruir dos upgrades contemplados no contrato de Campus do IST com a Microsoft.

    Utilização dos correctores ortográficos para o Microsoft Office conformes com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

  • O que necessito para utilizar os corretores ortográficos?
    R: Para MacOS deve instalar o Microsoft Office 2016 (Como instalar). Para Windows 7 deve instalar a versão portuguesa actualizada do Microsoft Office 2013. Para Microsoft Office 2013 em inglês instalar o "Microsoft Office Language Pack 2013 - Portuguese/Português" (Como instalar).

  • Como activo a correcção ortográfica segundo o novo acordo?
    R: Em File -> Options -> Proofing -> European Portuguese Modes seleccionar Post-reform. Estas opções estão disponíveis no Word e no Outlook 2010.

  • Em Excel o corrector parece não funcionar. Porquê?
    R: Em Microsoft Excel 2010 a correcção não é automática. É necessário clicar no menu "Rever" e depois em "Ortografia", ou, alternativamente, pressionar a tecla F7. Surgirá um menu de correcção segundo o acordo, palavra a palavra.

    Ativação do Windows 7

  • Tenho Windows 7 e aparece-me uma mensagem dizendo que o Windows não é genuíno. Que devo fazer?
    R: A mensagem significa que há um problema de activação com a chave do seu Windows. Proceda de acordo com estas instruções

  • Quando faço uma reinstalação do Windows 7 no mesmo hardware (via imagem de Laboratórios, p.ex.), ocorrerá perante a Microsoft uma nova activação?
    R: Sim. Cada nova instalação/formatação irá registar na Microsoft uma nova activação.


    Nº de licenças cliente (CAL) em Windows Server Standard

    • A instalação do Windows Server 2008 Standard activa 5 licenças CAL, na opção 'per user'. Posso aumentar este número?
      R: Sim; estas licenças cliente estão automaticamente contempladas no pacote Desktop do contrato de Campus.



    Office 2013 32bit ou 64bit?

    • Corro um sistema Windows de 64bit, não terei melhor desempenho se correr o Office a 64bit?
      R: Não, tal como indicado no seguinte sítio oficial da Microsoft, Office 32bit ou 64bit, é recomendada a utilização da versão 32bit para evitar conflitos com software de terceiros.


    Máquinas Virtuais e sistema operativo Windows

      • Em máquinas que não possuem selo da Microsoft, como por exemplo máquinas virtuais, posso instalar o Windows 7 contratado no acordo de Campus? Ou devemos comprar a licença base?
        R: A licença que o IST contratou é uma licença para upgrades, ou seja, é tido como pressuposto que o computador tenha uma licença genuína prévia. Assim, se o computador não tem selo e vai usar Microsoft Windows, será necessário licenciar essa utilização.
        Mesmo em hardware Apple, deve existir uma licença (não OEM) e o respectivo selo.

De notar que docentes e investigadores que pertençam a um departamento subscritor do DreamSpark podem instalar (em máquina virtual), nos seus computadores pessoais, o Windows obtido via DreamSpark sem necessitarem de uma licença básica/prévia, quando se destine a uso académico (neste link).

    Instalação de Windows 8, em máquinas com licenças de Windows 8 OEM

    • Ao instalar o Windows 8 tenho o erro: "A chave do produto inserida não corresponde a nenhuma das imagens do Windows disponíveis para instalação, digite a chave do produto novamente". O que fazer?
      R: Algumas máquinas mais recentes que já trazem o Windows 8 instalado de origem, trazem uma licença OEM embebida no firmware da BIOS, que é usada automáticamente durante a instalação do novo Sistema Operativo. 
      A solução para este problema pode ser encontrada na página de suporte da Microsoft.

    Office365

    • Posso instalar/usar as várias aplicações (OneDrive, Word, Excel, PowerPoint, etc.) fora do portal.office365.com?
      R: Sim, actualmente funcionam nos dispositivos/sistemas operativos mais habituais, p.ex. Windows, MacOS, Android, iPhone e iPAD.

    • Quando tento sincronizar ficheiros com o OneDrive é sempre pedida uma password. Que password é esta?
      R: O OneDrive é uma das aplicações do Office365 para Universidades que suporta autenticação federada, isto é, a sua autenticação de utilizador é remetida para o serviço de autenticação do TÉcnico. Se está autenticado com o seu istid e o pedido de password se mantém, então provavelmente falta-lhe efectuar o seu registo inicial na cloud do Office365.

    • No portal.office.com o istid@tecnico.ulisboa.pt corresponde também a um endereço de email?
      R: Não. No contexto do Office365 o que estiver aseguir ao @ apenas indica o domínio da Instituição a que pertence o utilizador. Se precisar de indicar um email para receber avisos da Microsoft, indique o seu email habitual, como faria noutras circunstâncias.

    • Ao terminar a instalação do Office365 no meu desktop (Windows 8.1) aparece-me um écran com opções para fazer a sua activação. Como devo proceder?
      R: Estas opções para activação só aparecem quando, por lacuna desta versão do Office365, não foi solicitada a autenticação com o seu istid. Se possui uma outra conta na Microsoft seleccione a opção de activar com uma conta já existente e utilize o username/password dessa conta. Opcionalmente pode também:

      • ultrapassar essa lacuna activando manualmente a biblioteca ADAL.
      • gerar uma nova conta Microsoft, indicando para username o seu endereço de email habitual.
    • Instalei o Office 365 no Windows 10 e está sempre a pedir-me credenciais de autenticação em todas as aplicações do Office. Como resolver o problema?
      R: Veja este e outros problemas conhecidos.

    • Gostaria de saber se, tendo instalado o Office 365 no meu computador, quando terminar o curso continuo a ter acesso a ele.
      R:Terá acesso ao Office365 enquanto tiver o perfil de estudante (e não o de ALUMNI).

    • Gostaria de saber como proceder para instalar outros pacotes de linguagem.
      R: No guia de instalação está disponível a ligação para aceder aos pacotes de linguagem adicionais.

    • Desde ontem que deixei de conseguir editar documentos no office para mac. O que fazer? 
      R: 1) entre de novo no portal.office.com/account/#installs 
           2) verifique em "Detected installs:" se tem 0 ou 1. Se tiver 0, não foi detectada nenhuma instalação; o mais fácil é reinstalar o office.

    • É possível montar o OneDrive for Business como um Drive mapeado em rede?
      R: É possível, mas desaconselhado: não irá ocorrer sincronização, uma vez que os ficheiros serão considerados locais ao servidor do share.

    • Tenho W10 e desde ontem que obtenho um erro ao editar documentos com o office 2013 de 32 bits em Português. O que fazer?
      R: Para W10, aconselhamos que use o Office 2016! Os seus ficheiros manter-se-ão utilizáveis.
      Se quiser manter o Office 2013: corra de novo o setup.exe de 32 bits em Português, e tente a opção Repair. Se ainda assim n;ão resolveu, desinstale o Office 2013, faça restart e reinstale.

    • Mudei de computador. Com o novo, o MS Office 2016 diz-me durante a activação, que esgotei as activações possíveis. Como posso re-activar o Office?
      R: No máximo são 5 as licenças que pode ter activas. Faça login no portal portal.office365.com e desactive a licença associada ao computador antigo.

    • Is it possible to access a Microsoft Teams?
      R: No; nor Skype or mail; our implementation of Office 365 only activates 2 funcionalities: Office products and OneDrive.

    Windows 10

    • Não consigo mapear um share num pc novo onde acabei de instalar o Windows 10. Porquê?
      R: Apartir da versão 1709 (2017/Set) o W10 deixa de trazer activo o protocolo SMBv1, necessário neste momento para comunicar com o servidor de shares. Active-o assim:

Com este conteúdo resolveu o seu problema?SimNão

Contacte-nos... nós resolvemos!