Quais são as implicações do novo domínio @tecnico.ulisboa.pt para a minha conta de e-mail?

Incluindo os Alumni

Explicitar as implicações do novo domínio de correio eletrónico @tecnico.ulisboa.pt na conta de e-mail institucional da comunidade do Técnico.

• IST

Muda o domínio, o endereço mantém-se

Com a criação do novo domínio @tecnico.ulisboa.pt os endereços de e-mail do Técnico passam a xxxxxxxxxx@tecnico.ulisboa.pt. Ou seja, os endereços mantém-se, apenas muda o domínio.

Vejamos um exemplo.

O e-mail santiago.gomes@ist.utl.pt (nome fictício) passa a ter o endereço santiago.gomes@tecnico.ulisboa.pt

Apesar da mudança de domínio, os endereços de e-mail anteriores serão preservados durante alguns anos. Deste modo, as mensagens enviadas para o endereço xxxxxxxxx@ist.utl.pt (ou no caso do exemplo, para o e-mail santiago.gomes@ist.utl.pt) continuarão a ser entregues na caixa de correio. O mesmo acontece se for enviada uma mensagem com esse remetente.

O que preciso fazer?

O que cada utilizador precisa de fazer sistematiza-se em três etapas essenciais:

Antes da atualização das definições do e-mail para o novo domínio é importante começar por considerar a FAQ Que cuidados devo ter antes de configurar o cliente de e-mail? relativa à subscrição de mailling-lists de discussão.

Em seguida poder-se-ão atualizar as definições da conta de e-mail no cliente de mail usado. Esse processo pode ser realizado com o apoio dos tutoriais indicados em baixo (selecionar o tutorial que se refere ao cliente de e-mail usado).

Depois de atualizadas as definições da conta de e-mail com o novo domínio, é essencial atualizar a identidade no Webmail.

Para tal seguir as indicações dadas no tutorial Atualizar ou criar uma nova identidade no Webmail para @tecnico.ulisboa.pt

Reconfiguração ou atualização das definições da conta de e-mail

No processo de atualização das definições da conta de e-mail para o novo domínio @tecnico.ulisboa.pt faz-se notar que:

As configurações da conta de e-mail não devem ser eliminadas, mas sim atualizadas de acordo com as indicações existentes nos tutoriais seguintes. Esta nota tem particular relevância nos casos das contas configuradas em POP, existindo o risco de se perderem todas as mensagens de mail anteriores.

Se se optar por apagar a conta de e-mail ou aproveitar-se a oportunidade para mudar de cliente de e-mail, existindo o receio de se perderem os mails é preferível contactar a DSI, enviando um mail para dsi@tecnico.ulisboa.pt.

Tutoriais de apoio para atualização das definições da conta de e-mail

Antes de proceder à atualização das definições da conta de e-mail para usar o novo domínio é necessário, como indicado anteriormente no ponto 1, ter em consideração alguns aspetos tratados na FAQ Que cuidados devo ter antes de configurar o cliente de e-mail?

Os novos utilizadores apenas terão um e-mail xxxxxxxxxx@tecnico.ulisboa.pt

No caso dos novos utilizadores, estes apenas terão o endereço de e-mail com o novo domínio. Por exemplo, no caso apresentado anteriormente será: santiago.gomes@tecnico.ulisboa.pt.

Neste caso, as mensagens que forem enviadas para o domínio anterior (por exemplo para santiago.gomes@ist.utl.pt) não serão entregues/recebidas.