Como proceder no caso de receção de um mail fraudulento (Phishing)?
Sobre este conteúdo de ajuda
Este conteúdo destina-se a
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com o(s) objetivo(s) de
Explicar o procedimento aquando da receção de mails fraudulentos, conhecidos por Phishing.
descrito pelas palavras-chave
E é sobre
Serviço de e-mail
Tipologia → Segurança
No caso de receber um mail/mensagem de correio eletrónico fraudulento, situação designada habitualmente de phishing:
- nunca clicar ou abrir endereços ou hiperligações contidas na mensagem;
- nunca abrir anexos das mensagens suspeitas;
- nunca enviar inadvertidamente dados pessoais em resposta a uma mensagem fraudulenta.
Caso se trate de um mail fraudulento, as ações descritas anteriormente podem explorar vulnerabilidades da aplicação de e-mail e/ou do browser, podendo infetar automaticamente o computador do utilizador.
Neste sentido, sugere-se que seja realizada uma das seguintes ações:
- eliminar o mail. Neste caso, o remetente da mensagem poderá voltar a enviar mails fraudulentos.
- classificar o mail como SPAM. Neste caso, será bloqueada a receção de mensagens provenientes deste mesmo remetente, evitando o phishing futuro. O procedimento para configurar um endereço de e-mail como SPAM no webmail do Técnico pode ser consultado no respetivo tutorial.
Em caso de dúvida contactar a Direção de Serviços de Informática (DSI).
A DSI nunca envia mails aos utilizadores a solicitar informações pessoais ou credenciais.
Exemplos de mails fraudulentos
Apresentam-se exemplos de mails fraudulentos.
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