Como proceder no caso de receção de um mail fraudulento (Phishing)?

Explicar o procedimento aquando da receção de mails fraudulentos, conhecidos por Phishing.

• phishing
  • segurança

Tipologia → Segurança

No caso de receber um mail/mensagem de correio eletrónico fraudulento, situação designada habitualmente de phishing:

• nunca clicar ou abrir endereços ou hiperligações contidas na mensagem;
  • nunca abrir anexos das mensagens suspeitas;
  • nunca enviar inadvertidamente dados pessoais em resposta a uma mensagem fraudulenta.

Caso se trate de um mail fraudulento, as ações descritas anteriormente podem explorar vulnerabilidades da aplicação de e-mail e/ou do browser, podendo infetar automaticamente o computador do utilizador.

Neste sentido, sugere-se que seja realizada uma das seguintes ações:

• eliminar o mail. Neste caso, o remetente da mensagem poderá voltar a enviar mails fraudulentos.
  • classificar o mail como SPAM. Neste caso, será bloqueada a receção de mensagens provenientes deste mesmo remetente, evitando o phishing futuro. O procedimento para configurar um endereço de e-mail como SPAM no webmail do Técnico pode ser consultado no respetivo tutorial.

Em caso de dúvida contactar a Direção de Serviços de Informática (DSI).

A DSI nunca envia mails aos utilizadores a solicitar informações pessoais ou credenciais.

Exemplos de mails fraudulentos

Apresentam-se exemplos de mails fraudulentos.

Caro usuário da conta,

Estamos atualizando nosso banco de dados e e-mail centro de conta para o Ano Novo de 2013. Estamos a excluir todas as contas de e-mail não utilizados e criar mais espaço para novas contas. Para garantir que você não experimenta interrupção do serviço durante este período, você precisa clicar no link Validação abaixo e preencha sua informação:

Validação link:https://docs.google.com/forms/d/1TC9uaG7Xm_SQZqJbyQRyM2f0CY1Aj70YHLZYfMWUJHg/viewform

Você receberá uma confirmação de uma nova senha alfanumérica que só é válida durante este período e podem ser alteradas por esse processo. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa custar-lhe.

Por favor responda a este e-mail para que possamos dar-lhe melhores serviços online com o nosso webmail funcionalidade nova e melhorada e melhorias.

Webmail Atualização Departamento © 2013

Código aviso: ID 67565434.

Usuário ist.utl.pt

Querido webmail,

Estamos atualizando nosso banco de dados currrentlye todas as contas ist.utl.pt precisam ser verified. To completar sua ativação da conta conosco, você é obrigado a responder a esta mensagem e digite sua senha no espaço fornecido(********). Você é obrigado a fazer isso antes das próximas 48 horas do recebimento deste e-mail ou seu banco de dados será desativado do nosso banco de dados.

Nome completo:

usuário:

senha:

Obrigado por utilizar o webmailist.utl.pt