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Como proceder no caso de receção de um mail fraudulento (Phishing)?

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Este conteúdo destina-se a
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com o(s) objetivo(s) de

Explicar o procedimento aquando da receção de mails fraudulentos, conhecidos por Phishing.

descrito pelas palavras-chave
  • e-mail
  • mail
  • phishing
  • segurança
E é sobre

Serviço de e-mail

Tipologia → Segurança

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No caso de receber um mail/mensagem de correio eletrónico fraudulento, situação designada habitualmente de phishing:

  • nunca clicar ou abrir endereços ou hiperligações contidas na mensagem;
  • nunca abrir anexos das mensagens suspeitas;
  • nunca enviar inadvertidamente dados pessoais em resposta a uma mensagem fraudulenta.

Caso se trate de um mail fraudulento, as ações descritas anteriormente podem explorar vulnerabilidades da aplicação de e-mail e/ou do browser, podendo infetar automaticamente o computador do utilizador.

Neste sentido, sugere-se que seja realizada uma das seguintes ações:

  • eliminar o mail. Neste caso, o remetente da mensagem poderá voltar a enviar mails fraudulentos.
  • classificar o mail como SPAM. Neste caso, será bloqueada a receção de mensagens provenientes deste mesmo remetente, evitando o phishing futuro. O procedimento para configurar um endereço de e-mail como SPAM no webmail do Técnico pode ser consultado no respetivo tutorial.

Em caso de dúvida contactar a Direção de Serviços de Informática (DSI).

A DSI nunca envia mails aos utilizadores a solicitar informações pessoais ou credenciais.

Exemplos de mails fraudulentos

Apresentam-se exemplos de mails fraudulentos.

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